MANUTENÇÃO - CONSULTORIA - APLICAÇÃO WEB Linux e Microsolft - INTERNET - SEGURANÇA





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Montando um Servidor para a Internet

Já pensou em montar um servidor para a Internet com e-mail, Web, acesso criptografado, transferência de arquivos e muitos outros aplicativos para prestar serviços a terceiros? Está em busca das ferramentas corretas?
Tudo bem, o ambiente do GNU/Linux dispõe de todas estas ferramentas gratuitamente, basta fazer o download, instalar e configurar. Mas... E se todas estas ferramentas já estivessem integradas e, principalmente, já contassem com uma forma simples de administração? Não seria muito melhor?
O ISPConfig (http://www.ispconfig.org/) vai atender exatamente ao que você precisa. Este pacote de ferramentas é a versão livre e gratuita do painel de administração de servidores Internet chamado 42Go ISP Manager (http://www.projektfarm.com/42go_isp_en.html). Este último vendido a 189,00 Euros.
O ISPConfig foi elaborado para facilitar a vida do administrador de sistemas e é composto de aplicativos como: Apache, Sendmail, Postfix, servidores POP3 e IMAP, firewall, WebFTP, WebMail e hospedagem de sites (com limitação de tráfego). A administração é toda feita por uma interface gráfica e a ferramenta ainda inclui serviços de monitoramento e reinício automático do servidor em caso de falha.
Em relação às contas de email ISPConfig possui recursos de auto-resposta, limitação no espaço de armazenamento das caixas postais, filtragem de email contra SPAM (através do SpamAssassin) e integração com o antivírus ClamAV.
A comunidade de suporte do ISPConfig é bastante extensa e conta com FAQ (listas de perguntas e respostas) bem elaborado, um fórum e uma de discussão, além de um newsletter que mantém você informado das novidades do produto. Basta se inscrever no site.
A documentação também é muito bem feita e está disponível em quantidade. Desde Howtos (tutoriais de instalação) para diversas distribuições, até manuais on-line e PDF para usuários, administradores e até mesmo para quem irá vender os serviços hospedados no servidor.
Infelizmente, o ISPConfig não está disponível para a língua portuguesa. Mas o site está à procura de voluntários para auxiliar na tradução para outros idiomas.
Realmente, é uma ferramenta e tanto para quem precisa montar um servidor para a Internet.
Fonte: http://imasters.uol.com.br